- Área: 3000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Manolo R Solis
-
Fabricantes: Block, vigueta y bovedilla, Cemex, Jasso y Ferrecabsa, Millet
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado a sudoeste da cidade de Campeche, contando com uma área de 4690,40 m², limitando-se ao norte pela rua principal da cidade - que a separa do mar - e uma rua secundária que leva até o costão, fator importante na hora de desenhar, levando em conta a orientação e o contexto onde se encontra.
O programa foi resolvido em uma área de 3000 m² dividida em dois níveis e um subsolo de áreas administrativas, salas de aula e zonas recreativas. Utilizou-se a forma irregular do terreno para criar um edifício monolítico do qual se subtrai um volume central gerando iluminação natural, ventilação e equidistância entre as áreas.
Ao percebermos que, nas escolas tradicionais, os corredores são utilizados como áreas sociais, optou-se por aumentar o programa com esse grande pátio central, ao redor do qual se desenvolve todo o edifício, deixando todos espaços iluminados, com ventilações privilegiadas e vistas ao mar; de igual forma ele é aproveitado como área recreativa que, com uma cobertura de policarbonato branco, funciona como uma grande lâmpada de luz natural.
As quatro fachadas receberam um ritmo com base nas placas de concreto que abrem, fecham ou giram dependendo da orientação, respondendo às vistas e insolação. Do lado sul do terreno, foi proposto o estacionamento, situando-o na parte menos privilegiada e, dessa maneira, possibilitando o acesso desde rua secundária para evitar problemas de tráfego na via principal.
Deixou-se uma faixa verde na periferia do edifício que trabalha como amortecimento para o ruído exterior. Aproveitou-se a topografia pra criar um subsolo de laboratórios com vista para o mar. Foram utilizados materiais como concreto aparente, vidro e alumínio natural para baixa manutenção da Universidade.